Jardim Karaíba

O Empreendimento “Jardim Karaíba” localizado na zona sul da cidade de Uberlândia, foi concebido no ano de 1980 com o objetivo de atender à uma classe média que não tinha opção de morar em um bairro com características especiais, tendo como prioridade a “qualidade de vida”.

A maior preocupação na época foi desenvolver um projeto urbanístico que oferecesse a classe média da época uma excelente “qualidade de vida” a preços mais compatíveis com o seu poder aquisitivo. Este objetivo foi atingido com a utilização de terrenos com metragens menores e mais inteligentes e com a definição de regras muito rígidas de ocupação para manter as características da proposta do projeto urbanístico.

O ponto alto do projeto foi determinado pela colocação das áreas verdes em frente às casas para que o moradores pudessem usufruir desta “exigência legal” fazendo sua manutenção aliviando a Prefeitura do ônus de cuidar de uma praça que nem sempre é utilizada pelos moradores do bairro pela sua distancia das moradias.

É bom lembrar que as referidas áreas verdes foram colocadas em frente aos terrenos que davam fundos para a vista da cidade de Uberlândia, pois a procura na época era pelos lotes que davam frente para a cidade, para que o empreendimento pudesse se viabilizar, pois na época foi considerado como um grande desafio fazer um empreendimento imobiliário dentro de uma “mata do cerrado”.

Realmente o sucesso do empreendimento “Jardim Karaíba” foi devido à qualidade do projeto urbanístico, bem como um projeto paisagístico que teve a preocupação de fazer um plantio de arvores ao longo das ruas, plantando uma arvore a cada divisa de lote.